Ensinando seu filho a se vestir

Ensinando seu filho a se vestir

Vestir-se é uma habilidade importante para as crianças aprenderem - mas pode ser difícil para elas. Você pode estabelecer as bases quando seu filho é um bebê, então ajude seu filho a aprender como se vestir nos próximos anos.

Por que seu filho precisa aprender a se vestir

É a corrida matinal usual - você deveria sair da porta há cinco minutos, e seu filho ainda está pegando suas meias. Não é nenhuma surpresa que vestir seu filho você mesmo parece ser a opção mais fácil e rápida.

Mas seu filho precisa aprender a fazê-lo. A capacidade de vestir-se cria confiança, independência e um senso de realização - e, uma vez que seu filho é dominado, é uma coisa menos para você fazer de manhã!

Vestir-se é mais do que simplesmente colocar ou tirar roupas. Isso ajuda seu filho a desenvolver muitas outras habilidades, incluindo:

·         Habilidades motoras finas enquanto ela aprende a apertar botões e zips

·         Habilidades motoras grossas enquanto ela está em uma perna para puxar um par de calças

·         Habilidades cognitivas à medida que ela se lembra de quais pedaços de roupas se seguem, e constrói paciência e atenção para terminar a tarefa

·         Linguagem como ela nomeia tipos de roupas, cores e tamanhos

·         Consciência do tempo e do espaço à medida que ela aprende a se vestir para certas ocasiões e condições climáticas.

Ensinando seu filho a se vestir: básico

Aprender a se vestir precisa de paciência, persistência e prática tanto de você quanto de seu filho.

Também envolve conhecer as coisas que você precisa fazer para se vestir, como:

·         Escolhendo roupas que são adequadas para a hora do dia, o clima e o que você está fazendo naquele dia - o tutu pode não ser o melhor para um passeio de ônibus!

·         Decidir o que vestir - a camiseta de dinossauro ou a camiseta do caminhão hoje?

·         Colocando e tirando roupas e sapatos

·         Fazendo botões ou zips, obtendo colares e cintas confortáveis ​​e recebendo meias no caminho certo.

Começando a se vestir

Muitas vezes, as crianças muito novas começam a estar cientes de suas roupas puxando itens fáceis de remover, como meias, sapatos ou chapéus. Às vezes eles tentam colocá-los novamente. Você pode construir sobre esta consciência precoce, nomeando os itens de roupa que o seu filho tirou e o corpo faz parte dessas roupas.

Você pode começar a incluir seu bebê ou criança mais velha para se vestir, dando-lhe uma escolha limitada de roupas, e nomeando-as como você as colocou sobre ele.

Quando você decide que é hora de seu filho realmente começar a aprender essa habilidade, pode ajudar a ter roupas fáceis. Estes podem incluir:

·         Calças soltas e elástica-cintura - estas são boas se o seu filho também é treinador de higiene pessoal ou não consegue gerenciar zíperes e botões

·         Roupas com velcro ou botões grandes e botões

·         Jumpers, t-shirts e roupas íntimas com logotipo ou fotos na frente para ajudar seu filho a trabalhar na frente da parte de trás

·         Roupas que são fáceis e confortáveis ​​para o seu filho se mudar.

 

Passo a passo para se vestir

Descer os degraus 
Vestir-se pode ter muitos passos. Isso ajuda a derrubá-lo em pequenos passos - por exemplo, colocar roupas íntimas, t-shirt, shorts, meias e sapatos.

Você também pode dividir cada uma das etapas para se vestir, dependendo da habilidade e da idade do seu filho. Por exemplo, você poderia dividir as etapas para colocar shorts como este:

·         Feche os calções do jeito certo.

·         Segure na frente do cinto.

·         Empurre uma perna de cada vez através dos orifícios das pernas enquanto também segura as calças.

·         Puxe os shorts para cima.

Falar o seu filho através de cada passo permite que ela saiba o que fazer e inclui ela no processo. Nos estágios iniciais, palavras ou frases simples são OK - por exemplo, 'Camisa'. Você pode dizer mais à medida que a linguagem do seu filho se desenvolve - por exemplo, "Empurre seu braço pela manga".

Passos de ensino para trás 
Uma boa maneira de ensinar seu filho a como se vestir é dividir cada tarefa em pequenos passos e ensinar-lhe o último passo primeiro. Uma vez que ele pode fazer o último passo da tarefa, ensine-lhe o segundo último passo, depois o terceiro e último passo e assim por diante.

Por exemplo, ao colocar calções, você pode ajudar o seu filho a enfrentar o short do jeito certo, segurar o cinto e colocar as pernas nos buracos das pernas. Então ensine-lhe o último passo - puxando os calções para a cintura sozinha.

Uma vez que seu filho pode fazer isso, ensine-o a colocar as pernas nos buracos das pernas e puxar o short. Você pode continuar trabalhando o caminho para trás através dos passos até que seu filho domine todos e pode colocar seus calções para ele mesmo.

Uma grande vantagem desta abordagem é que, muitas vezes, a coisa mais gratificante sobre uma tarefa é conseguir que ela seja concluída - e seu filho chega a essa recompensa mais cedo quando ela domina o último passo primeiro.

Quando seu filho pode quase se vestir (geralmente de três anos ou mais), você pode verificar se ele entende os passos perguntando: "Qual é a primeira coisa que você precisa colocar?" Se ele não consegue lembrar, pode ajudá-lo a começar lembrando-o.

 

Se o seu filho está tendo problemas, pode ser tentador entrar para ajudar. Mas dê-lhe uma chance de resolver isso por si mesma, e alegrá-la enquanto ela tenta - ela terá um impulso de confiança real quando ela fizer isso por conta própria. Tente intervir somente quando ela realmente precisa de sua ajuda.

 

Dicas para ajudar seu filho a aprender a se vestir

Se você pode ser positivo e de apoio, seu filho é mais propenso a cooperar. Então, muitos louvores irão percorrer um longo caminho, mesmo que seu filho tenha colocado as calças para trás! Aqui estão algumas dicas práticas para ajudar: 

Faz tempo

·         Tente permitir uma quantidade de tempo realista para se vestir. Se o seu filho precisa de 20 minutos para se vestir, não tente fazê-lo em 10 minutos. Se você costuma se apressar a se vestir de manhã, pode ser uma boa ideia escolher roupas com seu filho na noite anterior.

·         Pratique vestir-se quando você e seu filho não estão com pressa ou estão cansados. Quando estiver com pressa, deixe seu filho fazer as tarefas fáceis e ajudá-la com as tarefas difíceis.

Escolhendo roupas adequadas

·         Deixe o seu filho mais novo escolher entre algumas opções - por exemplo, deixe seu filho escolher entre duas t-shirts. Crianças mais velhas ou mais maduras podem escolher suas próprias roupas.

·         Fale sobre o clima quando você e seu filho estão escolhendo roupas. Pergunte-lhe se é quente ou frio, chovendo ou ensolarado.

·         Ensine a sua criança a diferença entre roupas sujas e limpas - por exemplo, "As roupas sujas vão no cesto de roupa, e nós não os usamos novamente até que eles estejam de volta na gaveta". Você pode usar algumas diretrizes simples, como usar roupas íntimas e meias limpas todos os dias.

Tornando mais fácil

·         Tenha o seu filho sentado para as tarefas de vestir. Sentado no chão pode ser mais fácil do que sentado em uma cadeira ou cama para algumas crianças.

·         Armazene roupas em gavetas e armários que o seu filho pode obter facilmente. Rotule as gavetas de roupas com uma imagem ou uma palavra para descrever a roupa que está na gaveta.

·         Use roupas que tenham pistas claras para a frente e para trás - por exemplo, uma foto na frente e uma etiqueta nas costas.

·         Ensinar a despir primeiro - é mais fácil do que vestir, o que precisa de mais coordenação, planejamento e consciência corporal. Ser capaz de se despir por si só aumentará a confiança do seu filho. 

Amarrar os cadarços é uma habilidade que a maioria dos jovens de cinco anos ainda estão aprendendo. Pode ser útil começar a ensinar o seu filho como fazer seus cadarços como parte de prepará-lo para a escola. 

Ensinar crianças com deficiência ou atraso no desenvolvimento para se vestir

Algumas crianças com deficiência ou atrasos no desenvolvimento podem ter problemas para se vestir. Algumas crianças com transtorno do espectro do autismo (ASD) têm sensibilidades sensoriais que tornam difícil para eles lidar com a textura de diferentes materiais em sua pele.

Se você está tendo problemas para ensinar seu filho com deficiência ou atraso no desenvolvimento para se vestir, um terapeuta ocupacional qualificado (OT) que trabalha especificamente com crianças pode ser capaz de ajudar. OTs podem dar-lhe estratégias para ensinar o seu filho a se vestir, ou sugerir equipamentos que possam facilitar o processo.

 

Desenvolvimento de habilidades para se vestir

Aqui está um guia aproximado para habilidades de vestir em diferentes idades. Tenha em mente que cada criança é diferente e desenvolverá habilidades a diferentes taxas.

Em um ano, seu filho irá:

·         abra os braços para as luvas e põe o pé para sapatos

·         Empurre seus braços através de mangas e pernas através de calças

·         tire suas meias e sapatos.

Aos dois anos, seu filho:

·         tira um casaco desabotoado

·         tira os sapatos quando os laços estão desamarrados

·         ajudar a inclinar as calças

·         encontre armadilhas em t-shirts.

Em 2 anos e meio, seu filho irá:

·         puxe as calças com uma cintura elástica

·         Tente colocar suas meias

·         coloque uma camisa com abas dianteiras, sem fazer botões para cima

·         desabotoar botões grandes.

Aos três anos, seu filho:

·         coloque t-shirts com pouca ajuda

·         coloque os sapatos sem aperto - ele pode colocá-los no pé errado

·         coloque suas meias - ele pode ter problemas para obter o seu calcanhar no lugar certo

·         puxe suas calças sozinho

·         Feche e descompacte sem juntar ou separar zíperes

·         tire sua camiseta sem ajuda

·         botão grande para a frente.

Aos quatro anos, seu filho:

·         tirar t-shirts por si mesma

·         feche os sapatos ou cintos

·         Conecte o zíper da jaqueta e feche-o

·         coloque suas meias no caminho certo

·         coloque os sapatos com pouca ajuda

·         Conheça a frente e a parte de trás das roupas.

Em 4 anos e meio, seu filho irá:

·         entre na calça e puxe-os para cima

·         coloque o cinto no laço.

Aos cinco anos, seu filho:

·         vestido sem sua ajuda ou supervisão

·         Coloque sua t-shirt ou jumper do jeito certo de cada vez.

 

Amarrando cadarços: fazendo o primeiro nó

Pegue um cadarço em cada mão; cruzar um laço sobre o outro, a meio caminho; puxar o fim do laço através do buraco
  • Atar cadarços é uma parte importante de se vestir . O método das "orelhas de coelho" é uma forma de amarrar cadarços. O primeiro passo é pegar um cadarço em cada mão.

  • Atravesse o laço preto sobre o laço vermelho a meio dos laços.

  • Pegue o fim do laço preto e coloque-o sobre o laço vermelho. Agora puxá-lo através da cruz ou bunny hole.

 

Amarrando cadarços: fazendo as "orelhas de coelho"

Puxe o primeiro nó apertado; faça um loop de orelha de coelho com o primeiro cadarço; faça o segundo loop de orelha de coelho
  • Segure as extremidades dos laços vermelhos e pretos e aperte. A cruz deve agora estar perto do sapato.

  • Pegue o laço preto e faça um pequeno laço ou "orelha de coelho". O loop "orelha de coelho" deve ter uma longa cauda.

  • Pegue o laço vermelho e faça um pequeno laço, ou "orelha de coelho". O loop "orelha de coelho" deve ter uma longa cauda.

 

Amarrando o nó final em seus cadarços

Atravesse o primeiro loop ao longo do segundo; puxar o segundo loop pelo buraco; apertar
  • Atravesse o meio do laço preto ("orelha de coelho") no meio do laço vermelho ("orelha de coelho").

  • Pegue a parte superior do laço vermelho ("orelha de coelho") e coloque-a sobre o laço preto ("orelha de coelho"). Agora puxá-lo através da cruz ou buraco.

  • Coloque os dedos dentro das extremidades dos laços ("orelhas de coelho"), depois segure e aperte. Agora você amarrou os laços em um nó.Os seus cadarços estão amarrados.

 
 

 

Esta informação é adaptada da seguinte fonte: Dunn Klein, M. (1983). Pre-vestir habilidades (rev. Edn). Tucson: Construtores de habilidades de comunicação.

Sobre a loja

Loja de roupas infantis desde do bebê recém-nascido a adolescente que vestem tamanho 12. Especializada em roupas social para bebê para ocasiões como batizados, moda evangélica, moda festa, moda casual, enxoval do bebê e saídas de maternidade. Trabalhamos com as melhores marcas do mercado e marca própria. Se você procura algo elegante para o seu filho na Tililique você encontrará. Nosso endereço: Rua Padre João, 225 - Centro - Mogi das Cruzes - dentro da loja Menina de Laço - estacionamento no local

Social
Pague com
  • Depósito Bancário
Selos
  • Site Seguro

Sheyla de Menezes Rossi Comércio de Roupas ME - CNPJ: 20.512.127/0002-88 © Todos os direitos reservados. 2018